Capela de Nossa Senhora da Graça

A Capela de Nossa Senhora da Graça situa-se na localidade de Bogalhas, data de 1893, no entanto, presume-se que foi reconstruída entre 1946 e 1947 no presente local, tendo sido aproveitados elementos da anterior capela de Nossa Senhora da Graça que se encontrava localizada «no meio do povo», mais precisamente, no Largo de Nossa Senhora da Graça.
O templo, de paredes alvas, possui dois corpos, e o acesso processa-se por um portão metálico pintado de verde. A fachada ostenta cunhais de pedra, arco de volta perfeita e cornija pétrea ressaltada. Na empena triangular existe uma cruz de pedra, de braços trilobados. O imóvel, exibe uma torre sineira, com dois vãos circulares. O campanário, é constituído por arco de verga curva, por jambas decoradas com enrolamentos e com conchas, que enquadram o sino. O alçado posterior apresenta cunhais de pedra e vão de verga reta. O edifício sustenta telhados de duas águas com empenas triangulares.
O interior inclui púlpito de madeira, cuja entrada é servida por escadas do mesmo material. Nas paredes existe silharia de azulejos, de policroma azul e amarela, opção estética da azulejaria seiscentista portuguesa. O retábulo de madeira pintada de branco e dourado, sustenta a escultura da Virgem com o Menino, ladeado por várias esculturas, representando Nossa Senhora de Fátima, São Sebastião, a Senhora dos Navegantes e o Menino Jesus.

____________________________________
In: DUARTE, Marco Daniel – Tábua: História, Arte e Memória. Tábua, 2009
http://casadopovopcoja.blogspot.com/

Saiba mais aqui.

+ Info

  • Rua da Capela, Bogalhas
    3420-192 Pinheiro de Coja, Tábua

Galeria

English »